Pessoa Jurídica
Procedimentos para captação de recursos
PESSOA JURÍDICA
LEI No 8.685, DE 20 DE JULHO DE 1993
Art. 1o-A. Até o ano-calendário de 2016, inclusive, os contribuintes poderão deduzir do imposto de renda devido as quantias referentes ao patrocínio à produção de obras cinematográficas brasileiras de produção independente, cujos projetos tenham sido previamente aprovados pela Ancine, do imposto de renda devido apurado:
II - em cada período de apuração, trimestral ou anual, pelas pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real.
A empresa deverá consultar o seu departamento contábil ou financeiro e verificar os valores de imposto a pagar com base na apuração tributável sobre o lucro real da empresa. Assim ela terá uma margem de qual valor poderá patrocinar os projetos aprovados pela ANCINE, com base no percentual abaixo:
§ 1o A dedução prevista neste artigo está limitada: (Incluído pela Lei nº 11.437, de 2006).
I - a 4% (quatro por cento) do imposto devido pelas pessoas jurídicas e deve observar o limite previsto noinciso II do art. 6oda Lei no9.532, de 10 de dezembro de 1997; e (Incluído pela Lei nº 11.437, de 2006).
SERÁ EMITIDO UM RECIBO DE CAPTACAO E PATROCÍNIO COM TODOS OS DADOS DO PATROCINADOR (PESSOA JURÍDICA) E DA PRODUTORA DETENTORA DOS DIREITOS DE PRODUCÃO DO PROJETO. COM ESSE RECIBO, O PATROCINADOR FARÁ UM LANCAMENTO NA SUA CONTABILIDADE DECLARANDO ESSA DESPESA COMO PATROCÍNIO, tendo, dessa forma, dedução de até 4% sobre seu imposto a pagar.
|
Faça sua doação |